O que é?

Prática de Bandas é um curso voltado para pessoas que querem viver a experiência de um artista. Pessoas que desejam se integrar a uma banda, passar por todas as etapas preliminares (escolha de repertório, ensaios e ajustes), até que tudo esteja pronto para a realização de um show. Tudo isso acompanhado e orientado de perto por um produtor musical, trabalhando dentro de um cronograma de um semestre letivo.

Dúvidas Frequentes

Toda as escolhas, desde repertório, arranjos, performance, tons, dinâmica, ritmo e ordens de ensaio que a banda fizer serão conduzidos e orientados por um produtor musical profissional. Esse encontros ocorrerão uma vez por semana, durante 1 hora e meia de ensaios, se repetindo por 18 vezes dentro dos 6 meses previsto. Tudo isso culminará em um evento em uma casa de show, onde essa banda e várias outras apresentarão esse repertório trabalhado durante todo esse período.

Qualquer pessoa que consiga tocar um instrumento ou cantar, não sendo necessário ter participado anteriormente de nenhuma outra banda. Haverá apenas uma entrevista com o diretor do núcleo de Prática de Bandas para orientar e direcionar qual será a melhor banda que a pessoa deva integrar.

A ideia é que a pessoa tenha sim seu próprio instrumento, não necessariamente para levar aos ensaios, já que a RIO MÚSICA conta com um estúdio de ensaios equipado com os instrumentos básicos, mas é necessário que o integrante da banda entenda a necessidade do estudo em casa e sua intimidade com seu próprio instrumento o fará ter uma melhor performance.

Não existem restrições quanto a gêneros musicais escolhidos por uma banda, basicamente, se houver uma busca por um estilo musical escolhido, essas pessoas serão agrupadas por esse critério. Faixa etária não é um parâmetro de montagem de bandas. O que existirá será sempre a boa e velha democracia, para que se desenhe um repertório coerente com o estilo musical de cada banda.

Sim. Quanto mais alinhada a banda estiver em termos de gostos e amizade, tudo fluirá melhor. É importante notar que isso não excluirá em momento algum a figura do Produtor Musical, ao contrario é ele quem afiará essa banda já existente para subir de nível. Logo, por mais que já exista uma história anterior a Prática de Bandas, todos terão que se submeter a metodologia aplicada pelo Produtor, para que tudo ocorra dentro do cronograma e forma já prevista.

Os ensaios acontecerão na Rio Música, nos estudios de ensaio já equipados.

O evento acontecerá em uma casa de shows, sempre anunciado previamente aos participantes da banda.

A) Encontro com o Produtor e os integrantes da banda

Primeiro encontro serão apresentados todos os integrante ao grupo, serão definidos: conceito, estilo, repertório, tom, formatação da banda e nome da banda.

B) Ensaio regulares da Banda

Os Ensaios serão 18 encontros semanais, de uma hora e meia em horário fixo definido com a banda e o produtor

C) Show

O show ocorrerá em uma Casa de Show que comporte confortavelmente o público e que tenha toda a infraestrutura para a boa realização de um evento.

Sim. Mas não haverá qualquer remarcação de aula, a não ser, que a banda entre em consenso previamente sobre isso, juntamente com o Produtor Musical.

Galeria de Imagens