Respire Música

A Rio Música é um ecossistema musical independente, uma cena artística que une pessoas através da música e, dessa união, gera novas produções artísticas, novas expressões, novos artistas e um novo público. Tudo se retroalimenta. Quem chega pra estudar música se depara com essa energia de pessoas contagiadas e contagiantes, felizes, querendo falar para o outro como é bom cantar, tocar, ouvir. E quando sobe ao palco, sente que aquele momento precisa se repetir mais e mais vezes na sua vida. Daí percebe a necessidade de saber mais sobre como melhorar seu desempenho, naturalmente, sem qualquer exigência de certificados ou diplomas. Simplesmente por paixão.

“… sendo levado assim, sem imposição. Sem direção, sem critério
algum pra ser, regra pra seguir.”

(Trecho da música “Espanador”, de Raphael Montechiari e Pedro Santos)

Nossa Estrutura

Há 24 anos a Rio Música tem focado em criar elos musicais. Temos uma ótima estrutura para que isso ocorra. Seja estudando, ensaiando, gravando ou se apresentando.

Metodologia Rio Música

Como ensinamos? O foco do método Rio Música são as necessidade e demandas do aluno, para assim desenvolver melhor as habilidades de cada perfil.

Nossos Professores

Foi lá na Austrália que iniciou seus estudos de improvisação com Wayne Mcntosh, sob a tutela de Nelson Faria. Já no Rio de Janeiro, estudou com Rômulo Thompson, Tomás Improta, Haroldo Mauro Jr e Gabriel Santiago. Como guitarrista, violonista e bandolinista, desenvolve intensa atividade com grupos de Angra dos Reis e Rio de Janeiro. Desenvolve também trabalhos de estúdio e peças musicais. Aqui na Rio Música ele dá aula de Prática de Bandas, Violão, Guitarra e Bandolim.

Daniel é produtor musical, arranjador, Bacharel em Música pela UniRio. 
Em sua carreira, Daniel trabalhou com Ney Matogrosso, João Donato, Luis Melodia, Luhli e Lucina, Rildo Hora, Renato Braz, Toninho Ferragutti, Karla Sabbath, Mira Callado, Felipe Radicetti, Dudu Lima (baixista do guitarrista americano Stanley Jordan), Paulinho Trompete, Altair Martins, além de inúmeros outros. Na sua discografia têm álbuns lançados no Brasil, Europa, EUA e Japão. Produziu, arranjou e tocou em 2 álbuns pré-selecionados para o Prêmio da Música Brasileira. Um deles concorre ao prêmio 2015. Divide sua carreira entre as funções de artista solo, músico free-lancer, diretor musical, produtor musical, arranjador e professor. Seu CD “Faces” recebeu excelentes críticas de mídias especializadas, inclusive da Revista Guitar Player, a maior revista especializada em guitarra no mundo. Aqui na Rio Música ele é professor de Prática de Bandas!

Iniciou seus estudos em 1996, com o baixista Wagner Peixoto, estudou harmonia com o baixista Cláudio Souza (2004) e em 2006 passou por aulas com o baixista Arthur Maia. Atualmente cursa Licenciatura em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música. Trabalha profissionalmente com música desde 2001, acompanhando cantores e bandas nas noites cariocas, gravando para cantores, bandas e instrumentistas e lecionando aulas particulares e em escolas. Desde 2014 faz parte da equipe de colunistas da Revista Bass Player Brasil. Registrou seu primeiro trabalho solo autoral e instrumental em 2007, com o CD demo intitulado “Baixaria”, em 2009 o CD “Simples Assim” e no ano de 2015, O EP “Tudo em Casa”.

Camila iniciou os seus estudos de violino aos 8 anos de idade, no projeto Orquestra Mirim Armando Prazeres, onde participou de festivais com o professor Paulo Bosísio e Mariana Salles. No projeto, participou também como solista. Participou da Orquestra Juvenil da UFRJ, foi professora de violino no Projeto Orquestra Mirim Armando Prazeres, no Projeto Ação Social pela Música no Brasil, no Instituto Casa de Cultura Rio, professora de atividade extra de violino na Escola Americana do Rio de Janeiro. Está cursando faculdade de música na Unirio (licenciatura) sendo aluna de Alvaro Carrielo. Na Rio Música dá aula de violino, viola e de teoria musical.

Músico-baterista gaúcho radicado no RJ. Iniciou sua vida artística em 1996 e em 1998 teve as primeiras lições ao instrumento com o professor Thabba Coutinho. Tomou contato com as primeiras lições de Leitura e Desenvolvimento Rítmico em 2000 com Daniel Santos, mas foi com Argus Montenegro a partir do mesmo ano que o conhecimento do Jazz, Samba, Bossa Nova, Ritmos Centro-Americanos e Leitura Musical abriu um número infinito de possibilidades de desenvolvimento. Com Zé Montenegro buscou aprimorar a técnica, o sentido musical e a leitura ao instrumento. Estudou ainda com Matheus Montenegro, Luke Faro, Ricardo Confessori, Aquiles Priester, Márcio Bahia, Rodrigo Cordeiro e Demétrius Locks. Atualmente estuda Harmonia com o professor Jorge Éder. Atua em bandas de Heavy Metal, grupos de Jazz e Música Instrumental e como sideman. Ministra aulas no Conservatório Brasileiro de Música e aulas particulares desde 2015. Faz parte do quadro de professores da Rio Música desde de Março desde 2018.

Raphael Montechiari começou sua carreira no piano clássico, estudando até o 8º ano no Conservatório Brasileiro de Música, em Nova Friburgo. Em seguida, se formou na Uni-Rio, no bacharelado de Música Popular Brasileira. Tocou em diversas bandas e acompanhou cantores, no Brasil e exterior, como Teresa Cristina, Celebrare, Sylvia de Galhardo, Anna Rato, Lia Sabugosa, Harley Vase P9. Participou de produções como tecladista (Venin Noir, Únitri), pianista e arranjador (Sidney Leonardo), além dos seus próprios trabalhos (Elemental, Montechiari Project, Palácio Moderno e Alumia). Estudou com Rafael Vernet, Adriano Souza, Haroldo Mauro, Vittor Santos, entre outros grandes professores. É professor de piano, teclado e acordeon na Rio Música.

Henrique Wuensch é guitarrista e violonista, mestrando na Escola de Música (UFRJ), atuando como professor há mais de 10 anos e também integrando a banda Sound Bullet com uma discografia relevante no cenário da música nacional, alcançando importantes shows no Brasil e na Europa, tocando ao lado de bandas como Arctic Monkeys, Pearl Jam e Andy Summers.

Foi nas bandas de baile de Nova Friburgo que ele iniciou sua carreira, chegou ao palco do Rock in Rio em 2001 e foi sideman de Celso Blues Boy por 3 anos. Passou por diversas bandas cariocas, gravações e apresentações pelo Brasil enquanto cursava Licenciatura em Música na UNIRIO. Se especializou em guitarra com Fernando Vidal e John Cássio, em Teoria e Percepção Musical no antigo TEPEM e em Técnicas de Gravação com Fábio Henriques e Peninha.

Aqui na Rio Música ele dá aula de guitarra e violão.

Baterista desde os 15 anos de idade, começou tocando na igreja como autodidata. No ano seguinte passou a fazer aula com o professor Oswaldo Júnior e em 2011 se aprofundou mais sobre suas técnicas, leitura, ritmos latinos e brasileiros com o professor Jorge Casagrande. Estudou também com os professores Cássio Cunha e Paulinho Black. Em 2015 passou a estudar teoria musical e percepção musical com a
professora Maria da Gloria e em 2016 começou o curso de Licenciatura no Conservatório Brasileiro de Música. É professor em escolas de música e curriculares, faz parte da Banda Base 21 e acompanha a cantora católica Zezé Luz.

Nascida em Resende, Analu Martins é graduanda de bacharelado em arranjo de MPB da Unirio, onde atuou como cantora da Big Band Unirio, da Orquestra de Música
Popular e de práticas de jazz, bossa nova e MPB da faculdade. Pela Unirio, também
ganhou uma bolsa de estudos para estudar um semestre de bacharelado em jazz/rock
na Universidade de Örebro, na Suécia. Já foi cantora dos grupos vocais Consoantes e
Subversos, tendo participado com o segundo do concurso “A cappella”, do Faustão, ficando em quarto lugar. Seu repertório, que tem raiz na bossa nova e na MPB, hoje permeia pelo soul, jazz e funk. É também vocalista do grupo de neosoul Mahá, além de trabalhar com duos, tocando na noite do Rio de Janeiro.

Beatriz Orfaliais começou seus estudos de música aos 6 anos de idade com a professora Virgínia Mattos. Em 2011, começou os estudos de piano, teoria musical e harmonia na Rio Música, com o professor Raphael Montechiari, além de aulas de canto com a professora Roberta Lima. Em seguida estudou canto com o professor Felipe Habib. Ainda na Rio Música fez parte de três bandas no curso “Prática de Bandas”. Participou de diversos cursos de musicais no Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical e na Casa de Artes de Laranjeiras (CAL), além de aluna assistente na montagem musical “A Ópera do Malandro”, ministrada por Joyce Cândido na Rio Música em 2018. Ainda na CAL, participou da montagem do musical “Hoje É Dia de Rock” em 2019. Fez um estágio profissional na área de teatro em Hannover, Alemanha e atualmente é professora auxiliar no projeto “Passarim”, além de estagiária e professora de canto e piano da Rio Música. Estuda Comunicação Social – Cinema na PUC-Rio e prepara seu primeiro single.

Carlos Mansone começou seus estudos aos 15 anos, com aulas particulares de violão clássico e guitarra com o professor Cláudio Mayrink. Pouco tempo depois começa o curso básico da Escola de Música Villa-Lobos e, em seguida, passa a cursar Licenciatura em Música da UFRJ, onde se formou. Além dos trabalhos de professor, já tocou em algumas bandas da noite (Dolby Rio; Cia Show; Teen Bahia) e em projetos autorais (Banda Vértice; Roleta Russa; Terceiro Mundo e Joah) sempre tendo um bom reconhecimento de seu trabalho entre outros músicos e principalmente do grande público. Atualmente está participando de
workshops em estúdios, escolas de música e lojas de instrumentos como forma de divulgação de seu trabalho autoral instrumental, é integrante da Banda Vendetta, além de estar preparando um EP DEMO de suas composições próprias e interpretações de grandes clássicos da música.

Jorge iniciou seus estudos em 1997 com Zé do cavaco no Bandolim do Ouro. Em 2000 fez Escola de música Vila Lobos. 2001 Aula de Violão com Alfredo Machado. Fez aula de Piano com Liseux Costa. Arranjo, produção musical e técnica vocal com Lucila Pinheiro. Harmonia e percepção com Lincon de Lima. Percepção e violão erudito com Daniel Garcia. Vioão de 7 cordas com Pedro Miguel.

Em 2012 estudou na Escola Portátil de Música, bandolim com Pedro Amorim.

Aqui na Rio Música ele dá aula de Violão 6 e 7 cordas, bandolim, cavaco, Cavaco e Banjo.

Iniciou seus estudos de piano aos seis anos com aulas particulares. Aos onze ingressou no Conservatório de Música de Niterói (CNN) onde estudou piano, teoria musical e solfejo. Começou a dar aula aos 16, de musicalização para crianças e adolescentes. Desde então vem se dedicando ao estudo de práticas de ensino e técnicas de piano, tanto clássico quanto popular. Bacharel pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

João Schmid é cantor, compositor e produtor musical e iniciou sua carreira aos 13 anos de idade cantando em bandas de garagem nos anos 80. Nos anos 90 passou a tocar em bandas de baile.

Estudou canto popular e lírico com diversos professores se aprimorando em técnicas de arte integrada.

Bacharel em Musica e Tecnologia pelo Conservatório Brasileiro de Musica, desenvolve em suas aulas um mix de técnicas e experiências artísticas voltadas para o canto.

Dirige os coros da EDEM e dois grupos vocais independentes, além de produzir trilhas para teatro, cinema, TV e vídeo.

Aqui na Rio Música ele dá aula de canto e oficina da canção!

Rafael é músico há 20 anos, graduado em Música Bacharelado em Canto, pela Universidade Federal de Santa Maria, com desenvolvimento e estudo da arte do canto lírico com o Barítono Professor Dr. Roberto Oliveira.

Participou, até 2013, do Grupo “Oficina de Música Latino Americana”, onde representou a UFSM em várias solenidades dentro e fora do Estado do Rio Grande do Sul.

Realizou, durante 4 anos, seus estudos e aprimoramento com o reconhecido Barítono Carlos Rodrigues, natural de Porto Alegre.

Foi professor de Canto, durante 3 anos, na escola de música Barulhobom, em Santa Maria e professor particular de Canto e Técnica Vocal.

Aqui na Rio Música ele dá aula de canto!

Daniel Lemos iniciou seus estudos em piano, regência e teoria musical aos 4 anos de
idade com sua mãe, a professora Denise Lemos. Aprendeu a tocar violão aos 12 anos,
e teve seus primeiros contatos com o estudo da harmonia na adolescência. Estuda

piano, teclado, teoria musical e harmonia com o professor Raphael Montechiari. Como
músico, participou de diversas bandas nos últimos 13 anos e atualmente, toca na banda
da Rio Música. Como professor, dá aulas de piano, teclado e teoria musical há 10 anos,
ministrando atualmente na Rio Música.